O que é uma Capineira?
Nada mais é do que uma área cultivada com gramíneas (capins, cana-de-açúcar, milho, sorgo, etc) de alta produção de matéria seca e que é oferecida à criação como suplemento alimentar no período de escassez de pasto da propriedade.
E Legumineira?
É uma área onde iremos cultivar algumas leguminosas (leucena, guandu, soja perene), que será oferecida aos animais diariamente como complemento alimentar. A legumineira também é chamada de banco de proteína.
Só o pasto não basta para minha criação?
O que acontece é que as gramíneas não suprem as exigências diárias de proteína dos animais, que em média representa 21% do alimento consumido diariamente.
Peguemos como exemplo o Capim-elefante ou capim-napier, a quantidade de proteína encontrada no seu volume total representa apenas 12%, ou seja, essa quantidade não irá suprir a exigência do animal no que diz respeito a proteína. Por outro lado o capim elefante é rico em carboidrato (energia) e irá atender as exigências diárias de sua criação, sendo uma ótima alternativa para produção de volumoso.
As leguminosas, diferentemente das gramíneas, são ricas em proteínas e uma boa alternativa para produção de concentrados. A tabela abaixo mostra algumas espécies vegetais - leguminosas e gramíneas - e seu teor de Proteína Bruta (PB).