O que é?
Rotação de culturas é uma técnica agrícola de conservação que visa diminuir a exaustão do solo e a incidência de pragas e doenças. Esta técnica consiste em alternar espécies e famílias vegetais numa mesma área agrícola. A alternância de cultivos ajuda a quebrar os ciclos das pragas e doenças e como a exigência nutricional varia de planta para planta se tem um melhor aproveitamento dos nutrientes do solo. Além disso, é obtida uma produção diversificada de alimentos e outros produtos agrícolas.
Como fazer a rotação?
É muito simples de se fazer a rotação de culturas dentro da propriedade. Basta sempre que plantar uma cultura e ela fechar seu ciclo de produção, que o produtor escolha outra cultura para plantar em seu lugar. Mas se atente para plantar culturas sucessoras de famílias diferentes, pois as de mesma família costumam ter as mesmas necessidades nutricionais e serem atacadas pelas mesmas “pragas agrícolas”, de forma que se a escolha da cultura não seguir este critério é provável que se tenham os mesmos problemas que surgiriam em plantar a mesma cultura sucessivamente.
A rotação pode ser feita em uma única área, de forma homogênea, ou se preferir (é mais aconselhável) o agricultor poderá dividir a área de cultivo em talhões. Optando por esta segunda opção os benefícios serão maiores, pois além dos já citados ocorrerá com a diversificação, o controle biológico das pragas agrícolas espontaneamente, além da maior diversidade de produtos que o agricultor terá disponível para alimentação familiar e comercialização.
Veja na tabela abaixo, exemplos de algumas espécies e a família a qual pertencem: