top of page

As formigas cortadeiras que geralmente atacam as plantas cultivadas são de dois tipos: saúvas (Atta) e quenquéns (Acromyrmex).

Para fazer o controle dessas espécies o manejo do solo ganha grande importância. É fácil perceber que há mais formigueiros nos locais com solo pobre e descoberto e um número muito menor onde a terra é fértil e está coberta por vegetação e cobertura morta (matéria orgânica), ou ainda em locais próximos à mata. Isso acontece porque nos solos pobres e descobertos as novas rainhas (tanajura), sem a presença de seus inimigos naturais (pássaros, tamanduás, tatus e outros), não encontram dificuldades para construir novos formigueiros. Além disso, as formigas se alimentam de um fungo que cresce sobre as folhas e outros resíduos que elas levam para dentro do formigueiro e locais com maior diversidade de plantas e animais provavelmente abrigam também uma maior diversidade de fungos que podem atacar o fungo que serve de alimento para as formigas, fazendo com que elas morram de fome.

 

Abaixo apresentamos algumas dicas para o controle de formigas:

  • Fazer adubação orgânica do solo com cobertura morta e compostos orgânicos;

  • Rotacionar o cultivo na área e fazer plantios consorciados;

  • Favorecer a presença de pássaros, tatus e outros animais na propriedade;

  • Plantar gergelim próximo dos formigueiros e nas bordas da lavoura. As folhas dessa planta, quando cortadas e carregadas pelas formigas para dentro do formigueiro, tem efeito tóxico para o fungo que as formigas se alimentam;

  • Macerado de pimenta vermelha: Colocar 100 g de pimenta em uma vasilha e amassar com um soquete; cobrir com água e deixar descansar por 24 horas; coar e adicionar uma colher (café) de sabão em pó biodegradável; diluir 1:5 em água e regar as plantas. É inseticida e repelente. Pode ser aplicado sobre os olheiros dos formigueiros. Cuidado no manuseio para não irritar a pele e os olhos ou queimar as folhas;

  • Ferver 1 litro de água com 20 gramas de fumo de corda picado; coar e juntar 4 litros de água. Pulverizar as plantas ou aplicar sobre os formigueiros. A solução não deve ser guardada por mais de 48 horas.

 

Fonte: HAJI, F.N.P.; CARVALHO, R.S.; YAMAGUCHI, C.; SILVA, M.I.V.; ALENCAR, J.A. de. Principais pragas e controle. In: EMBRAPA. Centro de Pesquisa Agropecuaria do Tropico Semi-Arido (Petrolina, PE). Informacoes tecnicas sobre a cultura da manga no semi-arido brasileiro. EMBRAPA, Brasília. 1995. p.101-121.

CUIDADOS COM FORMIGAS

bottom of page